segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Porque os homens amam as mulheres poderosas?





Grande parte da madrugada da última sexta-feira foi de espera. E enquanto aguardava horas intermináveis na conexão entre uma cidade e outra, fui matar o tempo no meu lugar preferido do Salvador Shooping tentei na parte de livrarias. Não que lá tenha nada de diferente das demais lojas do shooping, mas livros são sempre livros e sinto uma interminável vontade de comprar um novo, ainda que a estante esteja cheia de edições intocadas.
Dessa vez, no entanto, minha ocupação não foi caçar capas e títulos legais que despertassem o consumismo literário que habita em mim, mas ficar alguns bons minutos em frente a uma prateleira, escrevendo mentalmente um post onde tentava compreender what-the-fuck eram todos aqueles livros de autoajuda [?] que prometiam desmistificar o incrível mundo das diferenças entre homens e mulheres e dar uma mãozinha a quem deseja arrumar uma pessoa capaz de preencher os maiores padrões na escala richter dos desejos mascuinos. Sério, perto do que vi, a Revista Nova perdia feio.

Acompanhem comigo:
  • Por que os homens amam as mulheres poderosas?
  • Por que os homens se casam com as mulheres poderosas?
  • Por que os homens se casam com as manipuladoras? [detalhe: da mesma autora dos títulos acima]
  • Deixe os homens a seus pés: como se tornar uma mulher poderosa e irresistível
  • O que toda mulher inteligente deve saber: como lidar com os homens com sabedoria e conseguir o amor que você merece
  • Seduzindo o clube do bolinha
  • Desvendando os segredos da atração sexual: o que se passa na cabeça de homens e mulheres sobre amor e sexo
  • Os homens preferem mesmo as loiras
  • O poder do charme: como se tornar uma pessoa interessante e irresistível
  • Cuidado: seu príncipe pode ser uma cinderela
Ressalto que esses foram apenas alguns dos muitos títulos expostos em uma seção inteira sobre o tema e o que pude anotar na contracapa da revista que as pessoas sempre comprava. O que consegui aprender em poucos minutos? Que para nos tornarmos irresistíveis aos olhos do outro precisamos ser manipuladores, poderosos, charmosos, inteligentes, e espertos o suficiente para percebermos se aquela garota em que estamos investindo não é uma ilusão.
Sei que isso parece uma piada pronta, mas o fato é que fiquei intrigado, tentando entender de onde surgem pensamentos desse tipo, que colocam homens e mulheres em condições estanques do tipo elas-gostam-de-cafajestes e eles-preferem-as-loiras-mas-casam-com-as-morenas. Será que agimos todos da mesma forma, repetindo um modo de comportamento que abre espaço para esses clichês sexistas ou o que eram apenas frases de efeito ditas em mesas de bar acabaram por influenciar a forma como vemos uns aos outros?
Talvez eu estou  resumindo demais algo que tem tantas outras implicações [históricas, culturais, biológicas], mas a verdade é que não cheguei à conclusão alguma. Porque muitas vezes eu me pego dizendo coisas como “mas homem e mulheres é assim mesmo” ao mesmo tempo em que me recuso a aceitar explicações do tipo “isso é frescura de mulher” e blábláblá.
Enfim, vai ver que as pessoas que escrevem (e consomem) livros como os citados acima de fato tenham explicações mais legais e sejam capazes de desenvolver toda uma tese sobre como pensa cada um dos sexos. Do meu lado, continuarei acreditando que, quando se trata de pessoas, nunca existirão comportamentos & sentimentos totalmente estanques ou que não possam algum dia mudar. Principalmente quando se ama alguém. Mas isso já é outra história.

Nenhum comentário:

Postar um comentário